A empresa catarinense Intelbras (INTB3) é especializada em equipamentos de segurança eletrônica, redes, comunicação e energia. Novata na bolsa de valores, ela fez seu IPO (Oferta Pública Inicial) em 4 de fevereiro de 2021. E, desde então, seus papéis acumulam alta de 90%.
A Intelbras é a maior fabricante nacional de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação do Brasil, segundo o monitoramento Intelbras de dados de importação (Midi). Está presente em 98% dos munícipios identificados com potencial de consumo eletrônico no Brasil e exporta seus produtos para diversos países.
A empresa de tecnologia tem unidades em São José (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG), Manaus (AM) e Jaboatão dos Guararapes (PE) e possui um dos maiores centros de pesquisa e inovação da América Latina, com profissionais que trabalham para desenvolver produtos e soluções que entregam tecnologia, qualidade e inovação.
O que você verá neste artigo:
Conhecendo a Intelbras
Fundada em 1976, no município de São José, em Santa Catarina, a companhia originou-se originado de uma “INspiração” e de uma ideia promissora: fabricar centrais PABX (centrais TELefônicas). Durante a década de 80, a Intelbras lançou o primeiro PABX desenvolvido com tecnologia nacional.
Os anos 90 foram marcados pela consolidação da empresa no segmento de telecomunicações. A Intelbras se tornou líder no segmento de PABX e terminais telefônicos. A virada do milênio representou a busca por maior conexão e proximidade com as pessoas. Mais consolidados no mercado, nos anos 2010, foram inauguradas 3 unidades fabris, localizadas em Santa Rita do Sapucaí/MG, Manaus/AM e São José/SC.
A Intelbras tem certificações como a ISO 14001 na matriz, que assegura a realização do controle operacional sobre seus aspectos e impactos ambientais, e a ISO 9001, também na Matriz, Filial São José, em Manaus e na Filial MG (certificadas pelo BVC).
Hoje a companhia tem mais de 5 mil funcionários.
O que a empresa faz
De pequenas casas até cidades digitais, a Intelbras tem produtos e soluções completas em segurança, redes, comunicação e energia para simplificar e facilitar o trabalho das pessoas. As equipes também desenvolvem projetos personalizados para clientes corporativos em todo o Brasil.
No Brasil, a empresa está em mais de 150 mil pontos de venda de varejo e revendedores corporativos. Além disso, também exporta para a América Latina, com uma estrutura de apoio comercial, trade marketing e pós-venda.
A companhia oferece produtos e soluções em segurança eletrônica, controles de acesso, redes, comunicação, energia e energia solar, que se integram e se completam. São produtos para os setores empresarial, residencial e condominial com equipamentos e softwares necessários para o monitoramento, armazenamento e gerenciamento de dados, desde câmeras de vídeos, alarmes, fechaduras, roteadores, telefones corporativos e rádio comunicadores até baterias, cabos e painéis de energia solar.
Conheça os segmentos de atuação da Intelbras:
- Segurança: produtos que levam mais tranquilidade para a vida das pessoas. São equipamentos de alta tecnologia que proporcionam mais segurança, seja em casa ou em soluções para grandes empresas. A unidade de negócios de Segurança Eletrônica engloba negócios de CFTV (circuito fechado de TV) incluindo câmeras, gravadores analógicos, IP e seus acessórios. Além do negócio de alarmes e sensores contra intrusão. A unidade de Controle de Acessos, formada pelos negócios de controle de acessos residencial, condominial e corporativo, além de sensores de incêndio e automatizadores de portão.
- Redes: a Intelbras ajuda as pessoas a ficarem conectadas com o mundo, com produtos que permitem organizar, ampliar e gerenciar redes com a máxima eficiência e facilidade.
- Comunicação: a Intelbras desenvolve produtos que aproximam as pessoas, seja com uma ligação, ou na sala de casa para assistir televisão juntos, além de soluções de máxima qualidade para empresas de todos os portes. A unidade de redes é formada pela fibra ótica, dispositivos de aplicação em redes empresariais e racks em redes residenciais.
- Energia: nesse segmento estão as duas unidades mais novas da companhia – Energia Solar e Energia. A primeira é voltada para o desenvolvimento de geradores solares para uso on-grid (conectados à concessionária de energia local) ou off-grid (totalmente independentes da energia oferecida pela concessionária local). Já a unidade de Energia desenvolve e comercializa todos os dispositivos necessários para a alimentação de nossos demais segmentos, através de aplicações residenciais, comerciais e industriais.
Vantagens competitivas da empresa
- Rede de distribuição ampla e desenvolvida, com acesso a uma sólida plataforma de vendas;
- Portfólio de Produtos vasto e completo, alinhado a um contínuo processo de pesquisa e desenvolvimento;
- Posição de Liderança no Mercado;
- Conscientização da Marca (Brand Awareness);
- Indicadores operacionais e financeiros consistentes e resilientes, combinados com sólida experiência em aquisições, segundo a empresa;
- Estrutura de Governança Corporativa Profissionalizada.
Estratégias da Intelbras
Em seu prospecto, quando fez seu IPO, a Intelbras listou suas principais estratégias para os próximos anos. Confira abaixo:
Expandir a atuação através do crescimento inorgânico.
Ao longo da história da Intelbras, a companhia foi capaz de realizar algumas aquisições societárias de players que realizavam atividades conexas a alguns negócios. Em 2019, por exemplo, eles adquiriram as sociedades Décio e Seventh, ingressando com grande competitividade no mercado de fabricação de racks para redes e reforçando a posição no mercado de serviços de tecnologia em segurança eletrônica, com softwares de monitoramento de imagens. Dessa forma, além de continuar com a essência de expansão horizontal, a Intelbras planeja ampliar sua atuação através de aquisições estratégicas de sociedades que atuam no desenvolvimento de tecnologia e de integração de sistemas, a fim de otimizar a capacidade produtiva e aumentar o espectro de atuação. Adicionalmente, a Intelbras também pretende adquirir companhias que atuam nos setores em que a empresa está presente e nos setores que pretende desenvolver.
Expandir capacidade produtiva (investimento em CAPEX).
A Intelbras planeja expandir a capacidade produtiva para atender a crescente demanda de consumidores. Para tanto, pretende expandir a metragem de produção, através da expansão territorial das unidades fabris e nova planta produtiva em Tubarão – SC para produção de produtos de energia.
Expandir o serviço de locação de produtos (hardware as a service).
A Intelbras pretende expandir o serviço de locação de produtos para consumidores (hardware as a service). Com esse desenvolvimento, acredita que terá um maior faturamento a longo prazo, uma vez que conseguirá atender consumidores que estão em constante busca de tecnologias mais avançadas e que, para tanto, desejam alugar os produtos por um período, ao invés de comprá-los.
Expandir canais internos verticais e de varejo (OPEX).
A Intelbras busca expandir suas equipes comerciais e desenvolver o portfólio no setor de varejo, contratando mais profissionais conforme o crescimento orgânico e inorgânico. Adicionalmente, pretende expandir as equipes comerciais e desenvolver o portfólio para o canal de verticais, que compreende a venda aos integradores e às contas nomeadas (grandes clientes atendidos pela fábrica).
Balanço do 4TRI21
A Intelbras (INTB3) somou lucro líquido consolidado de R$ 100,166 milhões no quatro trimestre de 2021, com queda de 51,6% em comparação com o mesmo período de 2020. A companhia explicou que, em 2020, reconheceu o ganho de causa da ação judicial da exclusão do ICMS como base de cálculo do PIS/Cofins.
A receita operacional líquida da Intelbras teve aumento de 24,2% no comparativo anual, para R$ 906,785 milhões. No trimestre de fechamento do ano, a Intelbras observou um bom desempenho nos seus três segmentos macros de atuação: energia, segurança e comunicação.
Já o Ebitda, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, somou R$ 115,951 milhões, queda de 27,1% em relação a 2020.
Em relatório após o balanço, o BTG Pactual (BPAC11) analisou o bom momento da Intelbras (INTB3). De acordo com a análise, os resultados da empresa estão acima das expectativas. A recomendação é compra de ações ao preço-alvo de R$ 35.
“Acreditamos que a demanda continua forte no segmento, e a empresa está bem posicionada para se beneficiar da demanda reprimida por produtos assim que a cadeia de suprimentos se normalizar”, informou trecho do relatório.
Ações da Intelbras
A companhia estreou na Bolsa de Valores em fevereiro de 2021, movimentando R$ 1,3 bilhão. Na abertura de capital, as ações foram precificadas a R$ 15,75. No último pregão, em 25 de abril, estavam cotadas a R$ 28,75. Ou seja, alta de mais de 90%.
No acumulado de 2022 as ações da companhia apresentam alta de 7,36%. Assim, passaram de R$ 21,78 no primeiro pregão do ano para os atuais R$ 28,75.
Reportagem recente do Estadão mostrou que a Intelbras está indo na contramão do setor de tecnologia, com a alta das ações em 90% desde o IPO.
A publicação lembra que a Multilaser (MLAS3), por exemplo, estreou negociando seus papéis a R$ 11,10 em 2021 e hoje registra perdas de quase 50%.
A Intelbras adotou uma estratégia de negócios mais conservadora no que diz respeito às aquisições, afirma o jornal, realizando compras pontuais, como a da concorrente Khomp (por R$ 89,1 milhões) e a companhia de energia solar Renovigi (R$ 334 milhões).
O CEO da empresa de tecnologia, Altair Silvestre, afirmou que as duas compras tiveram como objetivo aumentar a eficiência operacional do negócio e expandir a área de soluções de painéis solares.
Posição acionária da Intelbras
A distribuição acionária da Intelbras é bem pulverizada. Quem detém a maior parte das ações é Dahua Europe B.V., com 10%. Maria Augusta de Freitas Francalacci e Antonia de Freitas Tonin têm, cada uma, 9,67% do total de ações. Os demais investidores têm menos de 7% das ações cada.
A Intelbras tem 114.575.879 ações em circulação no mercado. São 27.097 investidores pessoa física, 219 pessoa jurídica e 243 investidores institucionais.
O capital social da companhia tem 327.611.110 ações, sendo todas elas ordinárias.